COCADA BRANCA

INGREDIENTES

– 2 ½ xícaras (chá) de coco fresco ralado grosso (cerca de 500 g)
– 1 ½ xícara (chá) de açúcar
– 1 xícara (chá) de água

MODO DE PREPARO

1. Numa panela média, misture o açúcar e a água com a ponta do dedo para não espirrar na lateral da panela – isso evita que a calda queime até atingir o ponto de fio.

2. Leve a panela ao fogo médio e deixe cozinhar sem mexer, por cerca de 20 minutos, até a calda atingir o ponto de fio – para verificar, mergulhe uma colher e levante um pouco da calda, se formar um fio fino entre as gotas, está pronta.

3. Adicione o coco e misture apenas para envolver os flocos com a calda (evite mexer em excesso para não açucarar). Deixe cozinhar por mais 5 minutos em fogo médio, sem mexer. A cocada deve estar bem úmida neste momento.

4. Transfira a cocada (com a calda) para uma tigela e deixe descansar por 5 minutos. Enquanto isso, unte uma assadeira grande com manteiga (se preferir, utilize uma assadeira antiaderente).

5. Com 2 colheres de sobremesa, modele a cocada em queneles e transfira para a assadeira, uma ao lado da outra (se preferir, modele em montinhos para ficar mais rústico). Deixe em temperatura ambiente por cerca de 1 hora ou até as cocadas secarem. Elas ficam durinhas por fora mas ainda úmidas por dentro. Sirva a seguir ou conserve num pote com fechamento hermético por até 1 semana.

Benefícios do coco

 

1. Fonte de gordura boa
A gordura do coco é composta por ácidos graxos muito importantes pra saúde. Se combinada com uma alimentação saudável, ela ajuda a proteger o coração e tem ação anti-inflamatória. Além disso, auxilia a manter o peso corporal adequado.

2. Rico em fibras
As fibras alimentares são muito importantes para o corpo. São elas que regulam o funcionamento do intestino, melhoram a flora bacteriana e reduzem a absorção de gorduras e açúcares. A polpa do coco é riquíssima nesse nutriente tão necessário para o organismo.

3. Dá saciedade
Por conta da presença de gorduras e de fibras, o coco dá maior sensação de saciedade e por mais tempo. O bom é que isso ajuda a controlar a quantidade de alimentos que comemos pra não extrapolar, sabe? Sendo assim, lascas de coco e o leite de coco se tornam lanchinhos incríveis para aquelas horas em que a fome aperta.

4. Contém antioxidantes
Os antioxidantes são responsáveis por combater os radicais livres, que por sua vez são substâncias resultantes do nosso próprio metabolismo. O problema é que em grande quantidade os radicais livres oxidam as células, gerando o envelhecimento precoce e outros problemas de saúde. Dessa maneira, os flavonoides presentes do coco são grandes aliados na manutenção de um organismo mais saudável.

5. Auxilia na saúde bucal
O óleo de coco é um potente bactericida, por isso pode ser usado na higiene bucal pra prevenir cáries, placas bacterianas e gengivites. Depois de escovar os dentes, basta bochechar um pouco do óleo por alguns minutos e jogá-lo fora. Lembre-se de nunca engolir esse óleo, ok? Não é um benefício ligado à ingestão do coco, mas não deixa de ser muito bom para a saúde, né?

6. Melhora o sistema imunológico
Você fica resfriado constantemente? Saiba que isso pode ser a sua imunidade que está baixa. O coco pode ajudar nessa questão, pois contém substâncias que combatem vírus, fungos e bactérias, além de ser um ótimo anti-inflamatório. Tudo isso ajuda a defesa do seu organismo a enfrentar os problemas.

Viu como os benefícios do coco são ótimos pra saúde? A fruta não é apenas gostosa e versátil na culinária, a água contém nutrientes importantíssimos, já a polpa gera derivados igualmente bons para o organismo. Lembrando de que o exagero nunca é bacana, hein? O consumo deve ser equilibrado, fazendo parte de uma alimentação saudável.